Tutorial – Atividades Positivo On – Parte 1

Constantemente os professores disponibilizam material pessoal para os alunos. Esse material pode vir em diversos tipos de mídia: vídeos, slides de Power Point; documentos do Office e planilhas de cálculo; imagens de todos os tipos e tamanhos e arquivos de música. Ainda, tenho visto todo tipo de veiculação – dos documentos impressos, passando pelos pen-drives até arquivos carregados na nuvem.

No Positivo On também temos uma maneira interessante de disponibilizar material. Graças à ferramenta de Atividades, podemos criar conteúdo especializado com material do professor e ainda disponibilizá-lo para os alunos de forma dinâmica e organizada.

Através desta ferramenta, o professor pode disponibilizar textos, imagens, hyperlinks, vídeos do Youtube e documentos diversos. Ele ainda pode fazer com que o aluno entregue trabalhos através da Atividade, orientando o mesmo com instruções e modelos de projeto em arquivos disponibilizados na plataforma.

Acessando e conhecendo uma Atividade

Para acessar a ferramenta, faça login no Positivo On e clique no ícone de Atividades. Você estará em uma interface que mostra, à esquerda, suas turmas (dependendo do tamanho do monitor, esta coluna escura pode estar oculta e pode ser aberta clicando-se em uma seta); as Atividades são exibidas por volume e disciplina, conforme ilustra a figura abaixo:

Ícone de Atividades e interface de criação na plataforma On

Em seguida, clique no botão Criar Atividade para abrir a página que vai ajudá-lo a configurar sua atividade.

Botão Criar Atividade

Você será então direcionado para a página de criação da atividade. Abaixo, uma imagem na íntegra mostra toda a página e suas opções.

Etapas da opção Criar Atividade
  1. Volume: Todas as Atividades feitas no Positivo On estão vinculadas a um Volume. Escolha aqui o Volume (no Missão, temos quatro volumes) relacionado ao assunto que você vai trabalhar com seus alunos.
  2. Unidade: Da mesma forma, as Atividades ficam ligadas às Unidades do livro. Nesse campo aparecerão as Unidades relacionadas ao Volume escolhido e você decide qual é a mais adequada.
  3. Título: Este campo é para você criar um título para sua Atividade. O Título é como ela será reconhecida pelos alunos quando for agendada.
  4. Descrição: Aqui você descreve do que se trata a atividade. Fica a cargo do professor e de seu planejamento. Uma boa ideia é colocar tópicos sobre:
    • O que é a Atividade;
    • Como os alunos farão a atividade;
    • Descrição de cada item vinculado à atividade.
  5. Entrega de Trabalho: Caso você deseje que seus alunos entreguem um projeto, relatório, vídeo ou outro documento como parte da Atividade, marque “Sim” para esta opção e uma segunda caixa de descrição aparecerá, para que você explique como quer que o exercício e entrega do trabalho sejam feitos. O aluno terá um botão para fazer upload de arquivos. Explicarei adiante como você verifica essa entrega.
  6. Links: Se desejar, você pode anexar links para direcionar os alunos a outros conteúdos. Você deve inserir o endereço do link (URL) e dar um título – de preferência, facilmente identificável.
  7. Vídeo: Você pode postar links do youtube e os vídeos aparecerão diretamente na página da atividade. Isso evita que o aluno precise sair da página ou perca o foco pesquisando outros assuntos através das sugestões do canal.
  8. Conteúdo Multimídia: Através do Conteúdo Multimídia, você pode acessar o banco de dados do Positivo On e inserir perguntas, documentos e outros arquivos. Lembre-se de visualizar o conteúdo antes de postar na atividade para conferir se o mesmo está de acordo com o assunto abordado!
  9. Arquivo: Você também pode subir para a Atividade um arquivo que você possua em seu computador. Este botão é bom para inserir modelos de relatórios, documentos contendo regras da ABNT, modelos de slides de apresentação, etc.
  10. Salvar ou Cancelar: Finalize seu trabalho apertando salvar. Ou apague a atividade e comece novamente.

Agora que você conhece mais um pouco sobre a ferramenta Atividade, experimente: crie Atividades, utilize as opções disponíveis e veja o que pode fazer. Na segunda parte, montaremos uma Atividade de Artes do zero para mostrar como a ferramenta funciona!