Tutorial – Atividades Positivo On – Parte 2

Semana passada escrevi sobre a ferramenta Atividades, suas opções e funcionalidade. Hoje darei um exemplo de como preparar sua Atividade e agendá-la para que os alunos possam executar as tarefas online.

Primeiramente eu preciso definir uma unidade para trabalhar com meus alunos. No caso da atividade em questão, eu escolhi a Unidade 2 do livro de Artes para a 1ª Série do Ensino Médio – que na atualização de 2018 se chama “A Arte começa com os Rituais” (Livro do Professor de Artes, páginas 19 a 34). Um dos instrumentos musicais citados no material de Artes chamou minha atenção: o didgeridoo.

O livro possui fotos do instrumento e conta um pouco de sua origem. Mas o que eu teria como material adicional para chamar a atenção dos alunos para o instrumento? O primeiro que pensei foi um vídeo com aborígenes tocando o instrumento. O segundo seria de duas pessoas com didgeridoos em uma área urbana completamente oposta ao cenário nativo australiano.

O ponto de partida, no caso de Artes, pra mim, é: eu posso fabricar isso em casa? A página 23 da apostila de Artes dá um exemplo de como fabricar. Atualmente, no YouTube, podemos encontrar diversos vídeos de Do It Yourself (Faça Você Mesmo, ou DIY, como se costuma colocar no título ou descrição). A ideia é achar uma solução acessível e mostrar um didgeridoo real em sala, com o mesmo som e mesmas técnicas musicais. Procurando, achei uma versão em PVC que sai bem em conta e é exatamente igual à descrita na apostila: o PVCridoo. Consiste em um didgeridoo feito a partir da junção de canos de diversos tamanhos. Apesar de ser simples, ele ainda requer que se comprem os canos. E não dá pra fazer com cartolina ou outro material muito leve. Optei por fazer um em casa, fotografar o meu processo e apresentar o filme tutorial do Youtube. Usaria meu tempo de aula para trabalhar os exercícios da apostila e os elementos do som (página 22). Assumindo que eu possuo um cronograma e devo trabalhar a unidade ao longo de um período, optei por deixar a Atividade aberta durante uma semana. O objetivo seria apresentar um instrumento exótico. Eu traria o instrumento feito em PVC para a sala de aula e os alunos poderiam praticar. E, obviamente, deixaria no ar a possibilidade de mais pessoas produzirem em casa o instrumento. Utilizando o sistema de mensagens, abri uma direcionada a todos os alunos e marquei a opção “Permitir Resposta”, para que todos pudessem perguntar no privado o que fosse necessário. Por fim, durante o tempo de trabalho da apostila, resolvi que posso salientar três itens do material digital do volume 1: a música Tjapunkai Sunset e os dois áudios de toques do didgeridoo.

Tendo em vista o que precisaria preparar, criei uma lista antes de colocar a mão na massa:

  1. Texto explicando o que é um didgeridoo;
  2. Vídeos exibindo aborígenes tocando o instrumento;
  3. Vídeos com pessoas de outros locais tocando o instrumento;
  4. Vídeo sobre a respiração circular aplicada ao didgeridoo;
  5. Vídeo sobre como montar o instrumento com canos PVC;
  6. Imagem do diagrama exibido no vídeo (para reforçar a imagem exibida na apostila (página 23).

Também listei o planejamento para organizar as ideias:

  • Atividade: Volume 1, Unidade 2, Apresentando: O Didgeridoo; agendar a atividade para uma semana antes da aula sobre o instrumento;
  • Objetivo: Apresentar um instrumento exótico e seu funcionamento;
  • Abordagens: Criação do instrumento, estudo dos elementos do som e como se aplicam ao didgeridoo, prática dos alunos.
  • Ferramentas: Atividade do Positivo On, mídias diversas (vídeos, textos, imagens e áudios). Material Digital da apostila.
  • Tempo de aula: 1:40h. Abordagem dos temas da apostila no primeiro tempo; prática com o instrumento e análise dos elementos do som através do mesmo.

Abaixo, o corpo da Atividade já montado e preparado para salvar e agendar. Note que utilizei os botões de LinkVídeoConteúdo Multimídia, para acrescentar o Livro do Aluno e os áudios do didgeridoo.

É uma forma bem simples de utilizar a ferramenta. Obviamente, podemos ir muito mais além e abusar das Atividades como forma de apresentar trabalhos, avaliações e conteúdo informativo. Se você tiver alguma dúvida, ou ideia de como utilizar seu material Positivo On, sinta-se à vontade para enviar um e-mail a missaodigital@missaodesaopedro.org.br e eu ficarei feliz em ajudar!